Speedo Elite Team/Future Team

especiais

17/10/2011

PAN AMERICANO 2011

HANSER GARCIA - O NOVO HERÓI CUBANO

AP

Hanser Garcia vice campeão panamericano dos 100 livre

Cubasi

A péssima saída de Hanser Garcia no detalhe

Cubasi

Pódium do 100 livre masculino

Autor • Alex Pussieldi direto de Guadalajara
Fonte • Best Swimming

 

Hanser Garcia fez história para a natação cubana com a prata nos 100 livre destes Jogos Pan Americanos. Mesmo saindo muito mal, Garcia se recuperou durante a prova e conseguiu fazer um final sensacional. Passou com 23:54 em quarto na prova e fez a melhor volta com 24:80 terminando em segundo lugar com 48:34.

 

A marca foi o 12o melhor tempo do mundo este ano baixando 64 centésimos do seu recorde nacional anterior.

 

Os cubanos, tradicional força esportiva dos Jogos Pan Americanos, viviam um jejum desde 1999 sem medalhas na natação. A maior glória da história da natação cubana, Rodolfo Falcón, deu ao seu país a última medalha quando conquistou o ouro nos 100 costas do Pan de Winnipeg.

 

Desde então, o êxodo muito grande de treinadores para o exterior, a falta de recursos e condições atingiram o nível da natação cubana. Comemorando muito a medalha de Hanser Garcia estava na borda o próprio Rodolfo Falcón, agora Presidente da Federação Cubana de Natação.

 

A técnica de Hanser Garcia, Maria Luisa Mojarrieta, recebeu o seu pupilo cheia de lágrima nos olhos. Lulu, como é conhecida, é esposa de Falcón, e ex-nadadora da Seleção Nacional. Quando dava entrevistas aos diversos e eufóricos jornalistas cubanos na zona mista comentava que seu filho havia mencionado que Garcia iria nadar para 48:3 quando deixou Cuba.

 

Sem treinamento de altitude, sem aclimatização, os cubanos chegaram a Guadalajara há cinco dias. Não por opção ou planejamento técnico, e sim por limitação de recursos.

 

Dificuldades é o que não fez falta na preparação de Garcia para este resultado. Lulu revela que por várias semanas sem piscina para treinar tiveram de utilizar uma piscina de colégio emprestada. Como o treino tinha de ser as cinco da manhã para não ter conflito com as aulas normais do local, e sem segurança ou funcionário disponível, por semanas, ela e Garcia tinham de pular a cerca para treinar.

 

Hanser Garcia é um cubano simples, natural de Vila Clara. Tem 23 anos e quando dava suas entrevistas agradecia a sua avó, sua treinadora, sua cidade, e a sua mãe "que esta en cielo".

 

Ex-jogador de pólo aquático, é alto, magro e forte. Teve a pior saída da prova, péssima na eliminatória, ruim na final. Chegou a estar quase um corpo atrás de seus concorrentes.

 

O bom resultado nas eliminatórias e a possibilidade de medalha trouxe dezenas de atletas, treinadores e dirigentes cubanos ao Complexo Scotiabank. Seguranças e até o filho de Fidel apareceu. Os cubanos não podem revelar quem era mas uma fonte cubana confirmou a identidade de um dos filhos de Fidel Castro.

 

Hanser Garcia conquistou o maior resultado da natação cubana em 12 anos, virou herói nacional e agora vai em busca de arrumar os seus fundamentos. Quem acompanhou a prova pode ver claramente que qualquer melhora poderá ser determinante e quem sabe no próximo ano aí está um novo medalhista olímpico. 

Comente agora!

Seu nome:

Quem já comentou...

Renato comentou em 19/10/2011, 14:50:

Entrevista a Hanser García desde Guadalajara

http://www.youtube.com/watch?v=RorbJvuHMj8

lucimar comentou em 18/10/2011, 8:24:

Coach, por estas e outras foi que postei o quanto Cielo foi sensivel no pódio, quando viu o atleta olhando a medalha e com certeza um filme passando em sua frente. E o nosso garoto sensível como é captou este momento, deixando de lado o seu.Valeu Hanser, valeu Cielo.

flavio comentou em 17/10/2011, 22:01:

Histórias assim que fazem a diferença ..... Ele fez uma gonfinhada na saída e nenhuma na virada ... a volta foi estupida e a chegada melhor impossivel .... como seria importante nossos nadadores lerem esta matéria para dar mais valor a realidade que muitos já tem hoje ....

andradee comentou em 17/10/2011, 20:46:

parabens!!

Alexandre Guimarães comentou em 17/10/2011, 20:08:

saiu muito mal, mas se melhorar isto é novo nome na prova em Londres 2012 http://www.youtube.com/watch?v=tko0rCtFdrw&feature=share